Comunicação Integrada

sexta-feira, 1 de maio de 2009
Para os estudantes e profissionais da comunicação, algo que sempre ouvimos falar é de comunicação integrada, presente tanto no campo prático como no teórico, mas afinal, o que significa comunicação integrada? gostaria de esclarecer este conceito.
De acordo com Margarida Kunsh, comunicação integrada nada mais é que a interação de diversas áreas da comunicação de acordo com a sua modalidade, cada qual com a sua função, trabalhando em favor de um objetivo comum, pode ser melhor entendida na imagem a seguir:



A comunicação integrada pode ser dividida em quatro modalidades: Comunicação Administrativa, Comunicação Interna (no esquema acima está junto com Comunicação Administrativa, porém são bem diferentes um do outro), Comunicação Mercadológica e Comunicação Institucional.

Este conceito também foi muito bem colocado pelo blog IFD:

"Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo."

Li uma coisa muito interessante no blog IFD e infelismente, tenho que concordar. Em algumas empresas estes modelos e departamentos começam a competir entre si. Alguns departamentos acham-se "donos" do seu modelo integrado por exemplo, e uma reunião conjunta de discussão de idéias torna-se improdutivo e em alguns casos até impossível. Isto não é nada mais que falta de compreensão sobre os objetivos da empresa.

A Comunicação Integrada pressupõe não apenas um diálogo produtivo, mas um planejamento conjunto(...)

(...) A utilização das novas tecnologias, a presença na Web, as formas múltiplas de relacionamento com os públicos (SAC, Marketing de Relacionamento, CRM, Webmarketing etc ) devem integrar este composto maior de Comunicação, porque a experiência revela que, quando todos gritam juntos, o som fica mais forte e, sobretudo, que, quando todos combinam e ensaiam o grito, ninguém desafina.

(Blog IDF)

Assim, uma comunicação integrada é realmente efcicaz se todos entenderem sua real parte no processo e entenderem também, os reais objetivos da organização. Somente dessa forma a comunicação pode ser vista como excelente.

1 comentários:

Carolina Tafuri disse...

Infelismente, com S? Não dá.

Postar um comentário