Missão: É a finalidade da existência de uma organização, aquilo que dá direção e significado a essa existência. A missão da organização está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, os motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão se ser.
Visão: É o sonho da organização, aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço. A visão é um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar.
Valores: Representam os princípios éticos que guiam todas as suas ações. Normalmente compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.
De modo geral a missão anuncia com exatidão para onde se está indo e os valores descrevem os comportamentos que o levarão lá. Qualquer organização necessita compreender sua missão no mercado e a partir disso estabelecer sua visão para dentro de seus padrões. Estes valores são importantes e devem ser estratégicos, pois traçam as diretrizes para o estabelecimento dos planos de ação que resultarão em vantagens competitivas. Não podemos esquecer, também, que sem sucesso financeiro todos os objetivos sociais do mundo não têm a menor chance. O grande esquema é saber conciliar tudo.
Está claro que desenvolver e definir tudo isso que promovem uma organização levará tempo e exigirá muito comprometimento. Caso contrário o que acontece é muita falação e pouca ação.
Há muito a perder quando a missão não é objetiva e os valores não são concretos. Uma organização não alcançará nem de longe seu potencial se estiver sendo orientada apenas por uma lista de banalidades, penduradas num quadro de hall de entrada da empresa, que não significam nada e só servem para deixar os empregados desorientados e céticos, mostrando que têm um ideal, mas que na realidade o aplicam de modo diferente. Infelizmente este quadro é muito visto em grandes organizações hoje em dia.
Além de mostrar seus reais interesses de forma clara e que realmente signifiquem alguma coisa, as empresas devem recompensar as pessoas que os demonstram e "punir" as que não os demonstram. Isso tem grande importância para se atingir a vitória. Com certeza haverá momentos dolorosos, quando se tiver que dizer adeus a pessoas que gostamos, mas que não absorvem a missão, nem praticam os valores, porém deve sempre existir coerência entre as visões pessoais e as da organização.
Para que a missão e os valores da empresa realmente trabalhem juntos como uma proposta vencedora, é preciso que se reforcem mutuamente e constantemente, transmitindo confiança para todos seus públicos.
Por: Carolina Scano
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