A frase clichê mais usada “A primeira impressão é a que fica” pode ser levada em conta quando tratamos da comunicação interna. O funcionário é a imagem da organização propriamente dita, ou seja, se temos um funcionário insatisfeito com a organização, temos assim uma imagem negativa da mesma sendo passada para tantas outras pessoas que se relacionam com esse funcionário. Um problema? Sim. Pode ser solucionado? Com certeza.
O conceito de comunicação interna é o uso de ferramentas para promover a interação e o compartilhamento de informações entre a organização e o funcionário. As ferramentas podem variar de acordo com aquilo que se deseja compartilhar: uma informação da organização, aniversariantes do mês, sindicatos, colaboradores, programas internos, etc.
Os 5 "C's" de uma comunicação interna eficaz são:
- clara;
- consistente;
- contínua e freqüente;
- curta e rápida;
- completa.
Não podemos esquecer que uma informação só será transmitida se houver alguém para ser informado, afinal, sem um receptor não tem necessidade de haver mensagem. Sendo assim, é preciso focar no público que se quer atingir – no caso os atores internos – e pensar qual meio promoveria maior interação entre ambas às partes e, principalmente, causasse uma boa posição da empresa, mostrando sua missão, visão, valores e a importância de seus colaboradores internos para o alcance dessas metas.
“A imagem que os funcionários têm de sua própria organização é a base da imagem externa da empresa. Não existe melhor estratégia de comunicação do que transformar seus funcionários em verdadeiros embaixadores de sua empresa.” (MARQUES, Ronaldo)
Murais, jornais internos, newsletters constantes, rádios, canal televisivo interno, premiações, eventos, etc. Estes são exemplos de comunicação interna aplicadas por algumas organizações e que apresentam sucesso e eficiência.
Esse processo comunicacional deve ser feito com dedicação para que as informações mais importantes sejam passadas claramente para os funcionários e que permita que eles, baseados na imagem positiva criada pela organização, transmitam sua opinião positiva a respeito dos produtos e serviços fornecidos pela organização que trabalha. O funcionário passa a ser parte da organização. Ele se sente motivado, quando instruído e levado em consideração corretamente, para que a organização para o qual trabalha seja bem sucedida. Ele se sente crescer e prosperar junta com ela, o que é ótimo para a imagem externa da organização. Os funcionários são os melhores porta-vozes.
E não é preciso de muita coisa para se obter um resultado positivo. Às vezes, métodos simples, comoa permissão da participação de funcionários na produção das processos comunicacionais, permitem que o funcionário sinta-se integrado a empresa, reconhecendo a importância do trabalho que desenvolve, e transmita essa informação adiante, inclusive para futuros funcionários que integrarão a equipe.
O reconhecimento da comunicação interna é o passo fundamental para uma comunicação e imagem – externa e interna – de sucesso.
Mais informações sobre comunicação interna disponibilizadas no artigo “Comunicação Interna” de Ronaldo Marques, do site RH.
Por: Louise R. Archanjo
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