Escola de Montreal

quinta-feira, 14 de maio de 2009


"Quando se observam os processos de comunicação, é preciso considerar que existe algo a mais, que ultrapassa a mera transmissão de informação e envolve os processos de interação e organização social."
Essa frase foi citada por James Renwich Taylor, principal estudioso da Escola de Montreal, localizada no Canadá, que propõe um novo olhar, um novo conceito sobre a comunicação organizacional.
Podemos afirmar que a Escola de Montreal é uma teoria comunicacional das organizações, e tem como principais características:
- estudar as organizações através da comunicação;
- possui uma abordagem interpretativa da comunicação organizacional;
- envolve processos de interação e organização social;
- tem como grande importância as conversações.

Para a Escola de Montreal a interação entre as pessoas acontece através da comunicação, e, portanto é na conversação que a ação de organizar acontece. O importante não é somente a estratégia, e sim o processo. Os processos de comunicação de uma empresa que dão forma à organização e vão determinar como ela será, como se organizará, como fará negócios, que tipo de pessoas irá valorizar. Taylor assinala que os processos de comunicação – até mesmo aqueles orais, interpessoais – fazem fluir as idéias, os valores e terminam por cristalizar uma cultura empresarial que vai determinar como as coisas são feitas.

No Brasil, essa teoria ainda é rara, ao invés das organizações serem analisadas através da sua comunicação, ela é analisada através de seus processos administrativos, da gestão. Com certeza a teoria de Montreal mostra-se um processo comunicativo mais estratégico para obter-se comunicação eficaz nas organizações.

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