Esta modalidade da comunicação integrada está diretamente ligada ao público interno de uma organização, e tem funções como disciplinar os comportamentos, dar treinamentos funcionais, fornecer manual do empregado, normas e procedimentos a estes públicos. Ela é fundamental para o processamento das informações dadas dentro de uma organização. Utiliza como alguns de seus instrumentos comunicações orais, escritas, audiovisuais, eletrônicas; se utiliza também de quadros informativos e murais, mas se utiliza principalmente de mídias impressas para fornecer informações necessárias aos empregados.
A comunicação administrativa tem caratér prioritariamente informativo, procura passar informações sobre mudanças ocorridas na empresa, a chegada de novos produtos ou serviços, enfim esclarecer metas e objetivos a serem cumpridos por cada um, e além de informar esta modalidade tem digamos "pegar no pé", acompanhar o funcionamento de todo o sistema.
A comunicação administrativa tem caratér prioritariamente informativo, procura passar informações sobre mudanças ocorridas na empresa, a chegada de novos produtos ou serviços, enfim esclarecer metas e objetivos a serem cumpridos por cada um, e além de informar esta modalidade tem digamos "pegar no pé", acompanhar o funcionamento de todo o sistema.
Não tem como falar em comunicação administrativa e não falar na relação de poder. O famoso "manda quem pode, obedece quem tem juízo", isto é um dos prejudiciais a esta modalidade já que o empregado não tem uma relação tão aberta e confortável para dar suas opiniões, ele apenas recebe as informações e sabe que tem que respeitar e fazer aquilo que lhe foi passado, isso prejudica a relação entre org-público. Esta modalidade tem uma grande especialização em tarefas e acaba deixando um pouco de lado as pessoas e o que elas pensam a respeito das novas normas e dos novos produtos, por exemplo. Uma grande venda, um grande sucesso da organização pode e quase sempre começa dentro dela, afinal aqueles que ali são empregados, fora são consumidores e sabem o que é bom e ruim. Se a organização tem este aliado fica mais fácil enxergar o sucesso. Estas são as grandes barreiras da comunicação administrativa.
Por: Renata Muniz.
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