Opinião Pública: amiga ou inimiga?

terça-feira, 19 de maio de 2009




Nos temas que abordamos em nossos post's sempre falamos dos públicos que estão envolvidos com as organizações, sejam esses públicos internos ou externos, devemos respeitá-los e criar ferramentas para que possamos manter um bom relacionamento, porém esquecemos de detalhar uma força oriunda desses públicos que é capaz de glorificar ou derrubar uma organização em poucos dias, a opinião pública, mas afinal o que é isso? Que ser é esse que temos que tomar tanto cuidado quando mexemos com ele?
A opinião pública pode ser definida como um conjunto de idéias decorrentes de um grupo social, esse grupo carrega com sigo suas crenças e ideologias definindo assim conceitos contrários ou não de um determinado assunto.
A questão mais preocupante para o relações públicas é quando essas idéias tomam força e começam a influenciar outros grupo sociais formando assim uma massa incapaz de raciocinar chegando a um senso comum, esse senso é capaz de criar conceitos errados da organização prejudicando suas relações.
Por trabalhar com crises o profissional tem de estar sempre atento aos mais diversos meios que a organização está envolvida e nesses manter um canal aberto de mão dupla, para que possa identificar ,eliminar ou amenizar a criação de conceitos errados sobre a organização.
O profissional atento, cria antes dos demais canais que possibilitam o esclarecimento prévio de qualquer assunto, assim sua informação chegam primeiro aos públicos, evita boatos, desconfianças e outros malefícios a imagem da empresa. A opinião pública não é um bicho de sete cabeças a ser combatido, é sim um grande aliado que se sabendo desenvolver com clareza e abertura torna-se um grande divulgador da marca.

Referências:
LUDERITZ LAMB Tatiana, A opinião pública em tempos de crise, disponível em: http://www.rrpponline.com.br/int.php?dest=artigos_detalhes&codigo=265&origem=lista&pagina=4 acesso em 19/05/2009

GOMES FREITAS Sidinéia: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA OPINIÃO PÚBLICA disponível em: http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/opiniaopublica/0017.htm#_ftn17.htm#_ftn1 , acesso em 19/05/2009

Por: Daniel Murano

0 comentários:

Postar um comentário