Comunicação Mercadológica

quarta-feira, 13 de maio de 2009
Para aqueles que não conhecem, a comunicação mercadológica visa a implementação de estratégias de comunicação para melhorar e beneficiar a imagem da organização e dos produtos estimulando as vendas, alguns exemplos são: atividades de relacionamento com o consumidor, esforço publicitário, relacionamento com a mídia entre outros.

A Comunicação Mercadológica engloba basicamente a publicidade, promoção de vendas, marketing direto, merchandising e venda pessoal.

É muito comum algumas organizações confundirem comunicação mercadológica com marketing, vamos ver a definição de cada um deles:

Marketing: Visa implementar e direcionar a organização no mercado, lida com questões de pesquisa de mercado, gerencias de produto, estabalece estratégias para venda, administração de preços e custos. No marketing temos o que se chama quatro Ps, significam Produto, Preço, Praça e Promoção.

Comunicação Mercadológica: Visa relacionamentos com o cliente, consumidor. Implementa estratégias de comunicação para auxiliar e estimular as vendas.

Portanto, podemos observar que a marketing auxilia as vendas de uma organização, enquanto a comunicação mercadológica visa comunicação com o ambiente externo e melhorar a imagem de produtos no mercado, dessa forma podemos dizer que a comunicação mercadológica contribui com o marketing. Desta forma, é imprescendível uma postura cada vez mais ética, transparente e de compromisso constante com clientes e cidadãos, levando em consideração seu novo perfil, sabendo adequar a organização a isto.

Sobre o mercado (ambiente externo) :

As tecnologias estão caracterizando um novo perfil de consumidor, por este motivo a comunicação mercadológica têm sofrido muitas mudanças nos últimos anos, isto está muito bem colocado no site http://www.conceitoempresarial.com.br/:

"A comunicação mercadológica tem experimentado uma verdadeira revolução , nos últimos anos, com o incremento das pesquisas focadas nos hábitos do consumidor, a utilização do database marketing , a globalização dos mercados e o consequente acirramento da concorrência, bem como pela introdução de alternativas disponibilizadas pela adoção das novas tecnologias.

Estamos na era da Internet, do Webmarketing, do E-commerce e muitas empresas ainda não se capacitaram para esta nova realidade: um número reduzido delas tem sabido aproveitar as novas oportunidades e estão fadadas ao insucesso, se rapidamente não se colocarem a campo para enfrentar os desafios que vem por aí."

Desta forma, é imprescendível uma postura cada vez mais ética, transparente e de compromisso constante com clientes e cidadãos, levando em consideração seu novo perfil, sabendo adequar a organização a isto.


Exemplos publicitários (comunicação mercadológica)

Segue abaixo algumas campanhas publicitárias que considero mais interessantes e criativas:



Publicidade do Super Man no elevador


Publicidade da Becel no elevador


Publicidade de uma empresa de café chamada Folgers aplicada em um bueiro, em Nova York



Publicidade de uma empresa de relógios

Super abraço a todos e até o próximo post!

Por: Diene Guedes

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