Utilizando endormarketing de maneira estratégica para alcançar objetivos e metas.
sexta-feira, 8 de maio de 2009Uma definição simples que pode mudar o destino de uma organização.
Endormarketing: ações de marketing voltadas para o público interno - funcionários. O grande desafio do endomarketing é proporcionar aos funcionários um ambiente agradável de se trabalhar, e aplicar valores como ética, empatia, transparência, comprometimento e fazer com estes funcionários sigam estes valores.
O papel do endormarketing é criar campanhas tanto institucionais quanto promocionais voltadas para os "clientes internos" para que ele se sintam tão importantes quanto os "clientes externos", hoje mais do que nunca as empresas precisam do apoio primeiro de quem está do lado de dentro e depois pra quem está de fora, afinal são estes funcionários que vão fazer a imagem da empresa para o público externo, é aquela velha história de arrumar a casa primeiro para depois tomar outras providências.
O endormarketing ajuda os funcionários também em seu desenvolvimento pessoal, existem estratégias que o endormarketing usa para dar mais liberdade e segurança ao funcionário, se sentindo maisa vontade ele vai poder falar o que pensa, o que acha que deve melhorar, o que já é muito interessante e ele gosta, assim fica mais fácil de identificar os erros e os acertos.
Mas para todo este processo dar certo o endormarketing precisa primeiro conhecer a empresa seus valores, para poder implantar suas ações de melhoria operacional, o que muitas vezes não ocorre e nada do que é feito acontece.
O Marketing interno ou endomarketing quando estuda e se prepara para realizar um bom trabalho e efetivamente consegue o marketing externo é visivelmente afetado positivamente, basta olhar os funcionários que estão felizes com seus empregos e vir o que eles dizem das empresas. Quanto mais os funcionários se sentirem realizados melhor vai ser a imagem da empresa perante seus públicos externos e consequentemente aumenta a aceitação da empresa e de seus produtos pela sociedade.
Por:Renata Muniz.
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Alunos de Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas
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23:05
Marcadores:
comunicação estratégica,
endomarketing
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