Perdigão fundada em 1934 em Santa Catarina pelas famílias Brandalise e Ponzoni, é uma das maiores companhias brasileiras do ramo alimentício. Está presente em 12 paísesalém do Brasil, são eles:Portugal, França, emirados Árabes Unidos, Inglaterra, Japão, Holanda, Rússia, Cingapura, Espanha, Itália e Austria.
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Sadia fundada em 1944 também em Santa Catarina por Attilio Fontana, é líder nacional em todas as atividades que opera, tem sua presença em 12 países e são eles: Brasil, Panamá, Argentina, Emirados Árabes, Chile, Uruguai, Alemanha, Inglaterra, Rússia, Turquia, China e Japão.
Duas gigantes do mundo alimentício, dois perfis parecidos e uma megafusão que tem o nome de BRF Brasil Foods S.A, com sede em Itajaí - Santa Catarina. Depois de tantas tentativas e mudanças no contrato, na manhã nesta terça-feira 19 de Maio de 2009 foi anunciada oficialmente pelos respectivos presidentes a fusão entre as duas empresas.
Uma fusão que tem tudo para ser um grande sucesso já que logo após essa fusão a Brasil Foods se tornou a décima maior empresa de alimentos das Américas, segunda maior indústrias alimentícia do Brasil, maior produtora e exportadora de carnes processadas e terceira maior exportadora brasileira, tudo isso segundo o Folha online.
Sadia e Perdigão duas marcas consagradas, uma fusão muito noticiada. Tem como existir um problema nisso? Tem. A notícia foi por meio de uma entrevista coletiva com finalidade de esclarecer dúvidas sobre a fusão, só que estes esclarecimentos deteram-se apenas a aspectos políticos e econômicos, o que é um problema já que consumidores não sabem o que acontecerá a partir de agora.
Quantas vezes você já ouviu alguém falar: "Vai comprar salsicha pra mim, mas Sadia eu não gosto de Perdigão"? E o acontece com estes consumidores que tinham suas preferências bem definidas? O que vai acontecer com os produtos? Vão continuar sendo vendidos separadamente? As empresas irão juntar receitas e formar apenas um produto? O Nome muda e vira um só? Estas foram questões que não foram esclarecidas a quem a Brasil Foods deveria mais se preocupar: seu consumidor.
Esta fusão tem tudo para dar mais que certo, mas a empresa precisa ser muito atenciosa e cautelosa com quem sempre esteve ao lado das empresas quando separadas: seus clientes. Mas não apenas seus clientes externos mas também os internos, afinal eles sabem realmente o que está acontecendo, o que vai acontecer com seus empregos, se continuarão produzindo ou não as mesmas coisas. Esta preocupação com os empregos só tende a crescer sem o esclarecimento da empresa, uma vez que já foi noticiado que o Ministro do trabalho Carlos Lupi disse que esta fusão pode trazer demissões.
É evidente que as coisas não mudarão tão rapidamente assim, nenhuma fusão impacta tão já os seus consumidores, mas com o tempo estas questões vão virar problemas e difíceis de resolver. Será que os consumidores continuarão tendo a mesma confiança que antes ao ver juntas uma empresa que ele(a) confiava e outra que nem tanto? Se questões que possam parecer não tão importantes neste momento forem esclarecidas o quanto antes, menores os prejuízos que a nova gigante de alimentos do país terá.
A Brasil Foods tem tudo e já é um sucesso, mas para que isso só cresça, ela precisa se preocupar muito mais com quem mais contribuiu para que isto acontecesse: seus clientes internos e externos.
Por: Renata Muniz.
Sadia fundada em 1944 também em Santa Catarina por Attilio Fontana, é líder nacional em todas as atividades que opera, tem sua presença em 12 países e são eles: Brasil, Panamá, Argentina, Emirados Árabes, Chile, Uruguai, Alemanha, Inglaterra, Rússia, Turquia, China e Japão.
Duas gigantes do mundo alimentício, dois perfis parecidos e uma megafusão que tem o nome de BRF Brasil Foods S.A, com sede em Itajaí - Santa Catarina. Depois de tantas tentativas e mudanças no contrato, na manhã nesta terça-feira 19 de Maio de 2009 foi anunciada oficialmente pelos respectivos presidentes a fusão entre as duas empresas.
Uma fusão que tem tudo para ser um grande sucesso já que logo após essa fusão a Brasil Foods se tornou a décima maior empresa de alimentos das Américas, segunda maior indústrias alimentícia do Brasil, maior produtora e exportadora de carnes processadas e terceira maior exportadora brasileira, tudo isso segundo o Folha online.
Sadia e Perdigão duas marcas consagradas, uma fusão muito noticiada. Tem como existir um problema nisso? Tem. A notícia foi por meio de uma entrevista coletiva com finalidade de esclarecer dúvidas sobre a fusão, só que estes esclarecimentos deteram-se apenas a aspectos políticos e econômicos, o que é um problema já que consumidores não sabem o que acontecerá a partir de agora.
Quantas vezes você já ouviu alguém falar: "Vai comprar salsicha pra mim, mas Sadia eu não gosto de Perdigão"? E o acontece com estes consumidores que tinham suas preferências bem definidas? O que vai acontecer com os produtos? Vão continuar sendo vendidos separadamente? As empresas irão juntar receitas e formar apenas um produto? O Nome muda e vira um só? Estas foram questões que não foram esclarecidas a quem a Brasil Foods deveria mais se preocupar: seu consumidor.
Esta fusão tem tudo para dar mais que certo, mas a empresa precisa ser muito atenciosa e cautelosa com quem sempre esteve ao lado das empresas quando separadas: seus clientes. Mas não apenas seus clientes externos mas também os internos, afinal eles sabem realmente o que está acontecendo, o que vai acontecer com seus empregos, se continuarão produzindo ou não as mesmas coisas. Esta preocupação com os empregos só tende a crescer sem o esclarecimento da empresa, uma vez que já foi noticiado que o Ministro do trabalho Carlos Lupi disse que esta fusão pode trazer demissões.
É evidente que as coisas não mudarão tão rapidamente assim, nenhuma fusão impacta tão já os seus consumidores, mas com o tempo estas questões vão virar problemas e difíceis de resolver. Será que os consumidores continuarão tendo a mesma confiança que antes ao ver juntas uma empresa que ele(a) confiava e outra que nem tanto? Se questões que possam parecer não tão importantes neste momento forem esclarecidas o quanto antes, menores os prejuízos que a nova gigante de alimentos do país terá.
A Brasil Foods tem tudo e já é um sucesso, mas para que isso só cresça, ela precisa se preocupar muito mais com quem mais contribuiu para que isto acontecesse: seus clientes internos e externos.
Por: Renata Muniz.
1 comentários:
Por enquanto, ao que parece em um ano de fusão a Perdigão cresceu bastante (também pudera, os executivos da Perdigão concentram 68% das ações da BRF Foods). Lançaram muitos produtos nesse período, investem pesado em mídia de massa, enquanto a Sadia, ao meu ver, permanece um pouco estagnada. Acho que eles pretendem equiparar a reputação de ambas as marcas. Uma pena, porque sempre achei a Sadia bem melhor que a Perdigão, e as coisas deveriam continuar iguais.
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