Liderança: capacidade de influenciar pessoas para alcançar determinados objetivos. Esse é um dos dos temas mais procurados e discutidos no mundo corporativo atualmente.
O líder carrega consigo várias responsabilidades que são fundamentais para o sucesso de uma organização, tem a responsabilidade de motivar e inspirar sua equipe.
Para que uma liderança seja eficaz na organização a comunicação precisa fazer seu papel e mostrar aos líderes como diretores, gerentes a importância deles estarem engajados e envolvidos com todos os processos, planejamentos e ações que a empresa tenha, pois, dentro de uma empresa é do líder que os funcionários querem informações oficiais sobre a empresa, é dele também que esperam respostas para supostos boatos que possam ocorrer, é nele que as pessoas depositam sua confiança, para os funcionários o líder representa a empresa. O modo com esse líder transmite as informações e decisões da organização interfere na percepção dos funcionários, no desempenho e resultados que eles trarão.
As lideranças que não tem eficácia em sua comunicação, certamente fará com que a empresa não comunique bem, hoje em dia não é difícil encontrar empresas com problemas por conta da má comunicação dos líderes, mas nem toda organização tem este tipo de preocupação em preparar e desenvolver seus líderes para que façam uma comunicação com eficácia, destacando as ações pensamentos da empresa, as informações mais importantes que precisam ser absorvidas pelos seus funcionários e daí surgem estes problemas com a comunicação que também influenciam diretamente nos resultados que a empresa espera.
Esses problemas que a empresa se queixa acaba sendo em sua maioria porque seus funcionários não estão motivados e empenhados em realizar suas tarefas, ora, mas se é papel do líder manter sua equipe informada, dar o feedback, não esclarece objetivos e metas a serem alcançados, e ele não os faz, como é que pode se manter uma equipe alinhada, comprometida? Isso nos faz perceber a importância de uma liderança, mas não qualquer liderança e sim aquela eficaz, informada, atualizada, afinal no mundo corporativo hoje não como atingamente onde lideranças era muito importante, hoje a liderança é fundamental para a empresa mas precisa ser feita coerentemente.
O erro fatal dos líderes é que eles têm grande experiência no negócio, tem excelente formação académica, profissional, mas não estão preparados para gerir pessoas, ter um papel estratégico como líder, e as organizações precisam repensar como estão seus líderes, se apesar de todo uma experiência, eles estão no século em que as pessoas são importantes, a máquina o negócio é importante, mas primeiro as pessoas e se a empresa não deixa isso bem claro aos seus líderes será cada vez mais difícil ela alcançar suas metas e objetivos.
Vejam este vídeo que fala da liderança como papel fundamental nas organizações.
Por: Renata Muniz
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