A maioria das empresas hoje, visam a contratação de um profissional que tenha um perfil criativo, pois isto coloca a empresa em um diferencial se comparada com outras do ramo, ganhando destaque e chamando a atenção de seus públicos. Pois bem, a questão é: A empresa possui um clima favorável para a criatividade? está aberta à mudanças e inovações?
Maíza Ribeiro, em sua tese Clima Organizacional para a Criatividade, diz que
"A melhor forma de gerenciar pessoas criativas é encorajá-las a apresentar suas idéias livremente, em um ambiente que recompense a inovação, dentro de uma estrutura de valores e objetivos da empresa.", dessa forma, para que a criatividade apresente resultados, é necessário que esta esteja inserida no que visa a empresa. Ribeiro ainda afirma que o pensamento criativo é diferente do pensamento original, pois a criatividade integra a originalidade com a sua utilidade, visto que o pensamento original pode não ser útil.
"A melhor forma de gerenciar pessoas criativas é encorajá-las a apresentar suas idéias livremente, em um ambiente que recompense a inovação, dentro de uma estrutura de valores e objetivos da empresa.", dessa forma, para que a criatividade apresente resultados, é necessário que esta esteja inserida no que visa a empresa. Ribeiro ainda afirma que o pensamento criativo é diferente do pensamento original, pois a criatividade integra a originalidade com a sua utilidade, visto que o pensamento original pode não ser útil.
Ainda tomando por base a tese de Ribeiro, nos deparamos com o que ela coloca como "Como Implementar um Clima Organizacional Favorável ao Processo Criativo das Equipes Profissionais nas Empresas."e, é justamente este o obstáculo mais visível que uma empresa que deseja inovar passará. De acordo com a autora, os elementos essenciais para que isto seja possível são:
- Favorecer o talento individual;
- Esclarecimento dos objetivos por parte da gerência;
- Feedback imediato, pois ajuda na associação da teoria com a prática;
- Sistema de reconhecimento, pois estimula a criatividade;
- Abertura de tolerâcia para conflito. Estudos feitos em organizações americanas revelam que, quanto maior a diversificação de opniões e menor buracrocia dentro da organização, maior é o grau de inovação;
- Valor posítivo ás críticas;
- Grupo heterogênio, onde a diversificação de especializações geram criatividade e inovação;
- Tarefas mais abrangentes, envolvendo totalmente o individuo no problema;
- Limites organizacionais flexíveis;
- Quebra de conformismo.
Desta forma, trabalhar com a criatividade não é tão simples como parece, não se pode gerenciar uma equipe de maneira tradicional e esperar resultados criativos, é necessário todo um contexto para que a criatividade aconteça, porém os resultados são visíveis.
Você pode saber mais lendo a tese completa de Maíza Ribeiro em: http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/CLIMA_ORGANIZACIONAL.pdf
Por: Diene Guedes
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