Dimensões Éticas e Estéticas de uma ORG

sábado, 25 de abril de 2009
Para que uma organização possa se manter no mercado ela precisa saber como administrar suas dimensões éticas e estéticas da comunicação.

A dimensão ética diz respeito aos discursos e às ações produzidas pela organização, que devem estar coerentes com um conjunto de valores que a sociedade decidiu considerar como justo, correto e honesto.

A dimensão estética diz respeito a uma práxis organizacional comprometida com a imagem que se quer construir e fixar junto aos seus públicos de interesse.
A questão em foco é que grande parte das ORG passam uma imagem para seus públicos que não confere com a realidade. Em certos casos pode-se até averiguar que ela realmente faz tudo aquilo que diz, porém tem outras ações contrapostas àquelas, fazendo com que, no final do balanço, as ações da empresa saia no zero. Essas empresas estão comunicando com essas ações que não têm compromisso ético com a sociedade.

Como por exemplo empresas participam de encontros sobre responsabilidade social, mas deixam de recolher o FGTS de seus funcionários ou que se envolvem em programas de voluntariado, promovendo a distribuição de brinquedos para crianças carentes, mas pagam um salário que não permite ao seu funcionário comprar um brinquedo para o filho.
É aquela antga história de quando liga-se para algum atendimento ao consumidor e a secretária eletrônica lhe repete “a sua ligação é muito importante, em alguns instantes estaremos atendendo sua chamada”, e aqueles instantes viram uma eternidade. Se o cliente fosse realmente importante ele seria, logo de início, atendido por alguém cordial e pronto para ouvi-lo.

Pequenos detalhes, como uma fachada descuidada, sinalização precária, vitrines mal arrumadas, entre outros, referem-se à dimensão estética da comunicação e todos os detalhes são percebidos pelos públicos-alvo.

Temos que lembrar que estes podem não ter uma memória muito longa em relação a tudo o que se refere à uma organização, mas a concorrência guarda todos os detalhes em caixinhas surpresa, prontos para usá-los no momento mais oportuno.

Para que tudo possa ocorrer dentro dos padrões de qualidade em uma organização um Relações Públicas tem que saber como administrar, prever e organizar estes pontos, tornando-se um profissional estratégico.











Por: Carolina Scano Segura

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