O processo de se fazer comunicação por si só não está completo se não houver um planejamento e uma estruturação de todos os departamentos para que esse ato se torne concreto.
Observamos em diversas organizações tentativas comunicacionais falhas, desde comunicados internos e externos que não atingem todos os públicos, campanhas que conscientizam poucas pessoas e informativos importantes de estruturação corporativa que não chegam a todos os níveis. Muito desses erros acontece, pois não se preocupa em planejar ou pensar estrategicamente como atingir da melhor forma a todos de forma rápida e eficiente. Nesse contexto podemos citar o profissional analgésico, aquele que se preocupa apenas em apagar incêndios e não buscar as razões do fogo, de forma errada ele cria planos que para aquele momento servem, porém futuramente já não são validos e quando o problema aparece novamente tende-se pensar tudo novamente.
A comunicação estratégica e eficaz deve ser pensada previamente levando em consideração a cultura organizacional (empresa e públicos), conceitos teóricos e a experiência e soluções de outros casos semelhantes, lembrando que assim como na administração geral decisões tomadas por outras organizações ou outras pessoas em situações semelhantes não são sempre validas, deve-se avaliar o todo , pesquisar e entender tudo que acontece e somente assim tomar as medidas corretas para o melhor processo comunicacional.
Por: Daniel Murano de Lima
Observamos em diversas organizações tentativas comunicacionais falhas, desde comunicados internos e externos que não atingem todos os públicos, campanhas que conscientizam poucas pessoas e informativos importantes de estruturação corporativa que não chegam a todos os níveis. Muito desses erros acontece, pois não se preocupa em planejar ou pensar estrategicamente como atingir da melhor forma a todos de forma rápida e eficiente. Nesse contexto podemos citar o profissional analgésico, aquele que se preocupa apenas em apagar incêndios e não buscar as razões do fogo, de forma errada ele cria planos que para aquele momento servem, porém futuramente já não são validos e quando o problema aparece novamente tende-se pensar tudo novamente.
A comunicação estratégica e eficaz deve ser pensada previamente levando em consideração a cultura organizacional (empresa e públicos), conceitos teóricos e a experiência e soluções de outros casos semelhantes, lembrando que assim como na administração geral decisões tomadas por outras organizações ou outras pessoas em situações semelhantes não são sempre validas, deve-se avaliar o todo , pesquisar e entender tudo que acontece e somente assim tomar as medidas corretas para o melhor processo comunicacional.
Por: Daniel Murano de Lima
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