Relações com a Imprensa

sexta-feira, 22 de maio de 2009

"Na atualidade, as atividades de relações públicas vêm indicando a crescente demanda de profissionais de comunicação com sólida formação teórica e prática, atentos para as mudanças no mercado da mídia, reflexo das transformações econômicas, tecnológicas, sociais e políticas do último decênio.E o profissional de relações públicas, como comunicador estratégico, precisa estar preparado para atuar diante dessa nova realidade, isto é, movimentar-se com desenvoltura nas áreas de marketing, comunicação institucional e relações com a imprensa, além de possuir conhecimento da área do negócio na qual se interesse a empresa. Referimo-nos à necessidade da formação de um profissional capaz de desempenhar funções de comunicação integrada, articulado com as demandas do mercado e dos públicos.” (MATOS, Heloiza)
Esse trecho retirado do capítulo Relações com a Mídia do livro Obtendo Resultados com Relações Públicas, explica a necessidade de um profissional capacitado a se relacionar com a mídia de forma a apurar a informação que será divulgada, de forma que a mesma seja competente e segmentada para as mídias de interesse.
Relações com imprensa tornou-se uma necessidade primordial para as organizações, uma vez que a imprensa afeta diretamente na opinião pública. A gestão da comunicação e da informação tornou-se estratégica e prioritária para manter a imagem organizacional positiva perante o seu público e a sociedade como um todo. Foi descoberto o valor da informação, não só na gestão dos negócios, mas nas interações com a sociedade.
A assessoria de imprensa foi criada com o objetivo de intermediar essa relação entre organização e imprensa, permitindo um relacionamento capacitado e efetivo que gere coisas positivas para a organização.
A assessora de imprensa da Intel, Luci Anunciato, de 28 anos e formada em Relações Públicas pela faculdade Casper Líbero, explica um pouco sobre o trabalho da assessoria de imprensa:
Louise: Como funciona uma assessoria de imprensa no dia-a-dia?
Luci: No dia-a-dia, dentro da assessoria, monitoramos o clipping, as noticias do mercado referente ao cliente, produzimos press releases, sugerimos pautas, uma vez que temos contato com todos os jornalistas do Brasil de diversas editorias.
Também fazemos o planejamento de eventos ou ações focadas na instituição ou em lançamento de produtos, elaboramos briefing, acompanhamos entrevistas, coordenamos coletivas de imprensa, treinamos os porta-vozes para comportamento adequado para com a imprensa e produzimos relatórios semanais e mensais, para mostrar a produtividade de nosso trabalho.
Louise: Quais aspectos devem ser analisados ao se assessorar um cliente?
Luci: Deve ser analisado como ele está sendo exposto na mídia e tentar fazer com que ele tenha uma imagem positiva na mídia e, conseqüentemente, com a opinião pública.
Louise: Como se mantém uma boa relação imprensa-organização?
Luci: Devemos atender as demandas da imprensa, de maneira clara e transparente, buscando sempre alimentá-la com informações consistentes e de conteúdo. Eventos e releases, também são uma boa forma de se ter um contato mais próximo com a imprensa, de forma amigável e, principalmente, controlada.
Louise: Na sua opinião, quem seria mais indicado para o cargo de assessor de imprensa: Jornalistas ou Relações Públicas? Quais as diferenças?
Luci: Essa é uma pergunta polêmica (risos). Acredito que o Relações Públicas é o mais indicado, pois tem uma formação que dá uma base melhor sobre como ter uma boa relação com o cliente, mantendo a imagem dele positiva junto a imprensa. Nós, Relações Públicas, aprendemos na faculdade formas de estratégias para se obter esse resultado.
O Jornalista tem uma base melhor para assessoria quando se refere a outros jornalistas, uma vez que eles têm como base em sua formação todo o conhecimento necessário para uma boa publicação, tal como o embasamento de textos e, muitas vezes, conhecimento melhor de redações mais indicadas para certas matérias do que nós, os RP. Porém, eles não tem como base em sua formação a estratégia necessária para se obter um bom relacionamento entre imprensa-organização. Muitas vezes isso só é adquirido conforme a pratica da atividade.
Louise: Para que serve um media training?
Luci: Para você treinar o porta-voz para lidar com a imprensa de maneira adequada, passando uma imagem positiva da organização em sua postura firme e eloqüente.
Louise: Como funciona o compartilhamento de informações com a imprensa?
Luci: A assessoria procura sempre alimentar a imprensa com informações relevantes ao mercado. No entanto, a assessoria também busca estar sempre atenta no que a imprensa está falando e a forma como ela retrata essas informações passadas, pois afeta diretamente na opinião pública. As notícias possuem um poder ativo e mobilizador que devem ser sempre acompanhadas.
Louise: Como se deve agir em momentos de crise?
Luci: Sempre, uma boa assessoria, inclui em seu planejamento um plano prévio sobre crise, com possíveis questões que possam vir a gerar uma. Ao se fazer esse planejamento, também se elabora estratégias, para que se caso ocorra alguma, ela não perdure por muito tempo, pois a assessoria e a organização estará previamente planejada sobre quais medidas tomar. O mais importante é não deixar a imprensa e o público sem um respaldo e de que medidas serão tomadas diante do que está ocorrendo.
Louise: Quais os detalhes na assessoria que requerem mais atenção, por serem mais complicados de lidar?
Luci: O clipping é muito importante, pois é reflexo do nosso trabalho como assessor. Não se pode confiar totalmente na clipadora, pois ela pode muitas vezes deixar matérias importantes passarem em branco. Outro detalhe que deve ser analisado com atenção é o mailing list, que deve estar sempre atualizado com as informações dos jornalistas e veículos. “Saias justas” com clientes também são bem complicadas e, muitas vezes, ocorrem por ele não compreender direito o trabalho do assessor de imprensa. Por isso deve se ter um bom planejamento de ações e medidas que nos auxiliem nesses momentos e até mesmo os evitem.

Por: Louise R. Archanjo

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