Os Sites de Relacionamentose e as Organizações

segunda-feira, 18 de maio de 2009
Grande parte da população mundial, se não a maioria, faz parte de alguma comunidade de relacionamento na web. Nestas redes sociais os usuários compartilham seus interesses, idéias, perfis, fotos, etc. A utilização deste tipo de site ficou tão popular que foram criados alguns para atividades específicas, tornando-os excelentes para estabelecer contatos tanto pessoais quanto profissionais. Como exemplo temos os mais famosos Orkut (http://www.orkut.com/), o LinkedIn (http://www.linkedin.com/ e o Twitter (http://twitter.com/).

O que muita gente não tem idéia é que, através destes sites, empresas fazem pesquisas sobre o tipo de pessoas que podem vir a contratar. Ou seja, se você está se candidatando a uma vaga, e tem algo relacionado a você em seu perfil da rede de relacionamento dizendo que é preguiçoso e deixa tudo para depois, com certeza absoluta eles não irão te contratar.

Departamentos de recursos humanos, por exemplo, vasculham os perfis de candidatos no Orkut. Fotos ousadas, comunidades suspeitas, textos comprometedores: tudo isso pode manchar um currículo virtualmente perfeito. Porém não se preocupe, pois é hipocrisia alguém que acessa um site profissional achar estranho você ter um perfil bem humorado em outro site de relacionamento, principalmente se você for jovem.

Então é sempre bom tomar cuidado ao criar qualquer perfil. Escolha com cuidado as comunidades que participa, o que diz, mas sem se deslocar e parecer alguém que não é.

É preciso ter certa atenção também com a segurança. As redes de troca de arquivos (P2P) geram um grande número de riscos e vulnerabilidades de segurança aos usuários. Um perfil falso seu pode acabar com sua imagem perante uma organização e outros usuários. Ao identificar qualquer problema o mais aconselhável é denuncia-lo.

Porém não se esqueça de que, se todos estes recursos forem utilizados com bom senso e sabendo mostrar seus aspectos positivos , podem ajudar muito na sua divulgação profissional e pessoal.




0 comentários:

Postar um comentário