Gestão de Crises

terça-feira, 26 de maio de 2009
Uma crise pode afetar negativamente a organização estragando sua imagem, sua reputação, seu clima organizacional, a confiança de seus públicos a situação financeira entre outros, a crise é um duelo de credibilidade onde a todo o momento toda a história e reputação que a empresa construiu são contestadas podendo afeta-lá de tal forma que a organização não consegue se reerguer.
Por esses e outros motivos que o gerenciamento de crise é uma postura estratégica que o departamento de comunicação junto com os demais deve assumir para evitar danos a toda organização.
Em seu curso ministrado na ABERJ em fevereiro desse ano Eduardo Prestes aponta alguns elementos que devem ser tratados simultaneamente para o gerenciamento dessa situação, afim, de evitar o crescimento do problema e nortear o profissional que acompanha, são eles:

1) Gerenciamento de contingências (situações cotidianas chamadas distúrbios operacionais)
2) Gerenciamento da crise (cuidado com os desdobramentos dos fatos)
3) Comunicação durante a crise (contato articulado com os stakeholders atingidos e interessados, de maneira imediata para não potencializar boatos ou fontes não-oficiais
4) “Issues management” (gerenciamento de riscos e oportunidades),
5) Comunicação de risco (notificação clara sobre potencialidade de problemas)
6) Continuidade do negócio. A preparação para a crise permite estar num nível de organização de dados e informações e num nível de energia para superação dos impasses, podendo gerar grandes oportunidades logo depois

Em seu curso Eduardo diz também que o indicado é mapear e analisar toda a situação e todos os públicos envolvidos, assim é possível um acompanhamento mais próximo, mais ágil, esse mapeamento permite também num futuro o contato para facilitar o envolvimento com futuros parceiros.


Tão importante quanto saber gerenciar a crise é saber evitá-la, ou pelo menos fazer com que seus impactos sejam os menores possíveis, para isso deve-se estar preparado criar ações e mecanismos facilitadores no momento crucial, essa ações devem englobar todos os departamentos da alta administração ao operacional, todos tem de criar planos com o que ser dito e em que momento, tudo analisado calmamente para que se evite erros e conseqüentemente menos problemas.

COMO ESTAR PREPARADO PARA A CRISE
1. Desenvolva um programa de treinamento em gerenciamento de crise;
2. Envolva a direção e os gerentes;
3. Faça um media-training;
4. Faça um brainstorming de vulnerabilidades;
5. Desenvolva um questionário de possíveis dúvidas e respostas;
6. Desenvolva mensagens - chave ;
7. Crie um Comitê de Crise e reúna-o para simulações e avaliações.

Para quem quiser mais informações sobre o curso segue o link
http://serrp.blogspot.com/2009/02/cultura-da-gestao-de-crises-e.html


Por: Daniel Murano

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