Motivação como resultado de estratégias comunicacionais.

sábado, 9 de maio de 2009

Imaginem a seguinte situação: Um homem, pai de uma familia de dois filhos e uma mulher doméstica e que trabalha em uma empresa do ramo metalúrgico no setor fabril. Suas atividades diárias no emprego são: chegar à empresa e "bater o cartão", cumprimentar seu chefe, fazer bem o serviço sem incomodar obecedendo todas as ordens do patrão, "bater o cartão" no horário do almoço, voltar ao trabalho e "bater o cartão" no final do dia pra ir para casa. Sua família nem sabe ao certo o que ele faz na empresa, mas de qualquer forma, o salário é depositado no final do mês.

O homem tem metas de fabricação para cumprir todos os dias e assim o faz, porém com o passar dos anos seu trabalho se torna menos produtivo, já não são todos os dias que ele consegue bater as suas metas até que a empresa, julgando-o incapaz para tal serviço, o manda embora.

Pois bem, qual o erro nesta situação? A falta de rendimento no trabalho do homem, e por que isto acontece? porque o homem se encontra desmotivado para trabalhar.

A maioria das empresas vêem um funcionário como colaborador, não como um orgão que faz parte da mesma. Para motivar um funcionário é necessário que este sinta-se parte da empresa, que seja visto como um agente necessário para a sobrevivencia da organização.

Uma comunicação participativa entre funcionário e empresa, onde o funcionário pode opnar nas decisões da mesma, expressar livremente sua posição diante de alguma situação sem ser punido, mas sem valorizado é um fator importantíssimo para que ele sinta satisfação em realizar um trabalho ou seja, para que ele se sinta motivado e isto remete diretamente a um maior rendimento do trabalho e um maior lucro para a organização.

No dia 04/05, o Jornal Hoje fez uma matéria sobre este assunto:




Por: Diene Guedes

1 comentários:

Viviane Mansi disse...

Olá, Diene. Vi seu post no meu blog. Fique à vontade para compartilhar o que quiser. A origem do www.comunicacaocomfuncionario.blogspot.com foi justamente ampliar a discussão do tema com os alunos! Se a turma de vocês tiver interesse, naveguem nos blogs criados pelos alunos da Cásper sobre o tema (estão na barra à direita). Eles acabaram de 'nascer', mas a idéia é que façam boas pesquisas durante todo o ano. Até mais,
Viviane Mansi

Postar um comentário